QUEM SOMOS   I   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Juara/MT - 20 de Julho de 2018
notícias
 ARTIGO
     

Veridiana Bonfim Boasek

Disfunção Sexual: a quem procurar um médico ou psicólogo?

 A resposta para essa pergunta é: ambos, as doenças ligadas a questão sexual na maioria das vezes estão ligadas a uma questão física e psicológica. De acordo com Dalgalarrondo (2008) a sexualidade envolve três dimensões: fisiológica (impulso sexual determinado pelo cérebro e hormônios), psicológica (desejos eróticos e vida afetiva) e sociocultural (padrões sexuais na sociedade e grupo social).Em qualquer momento do ciclo da vida o desejo e a resposta sexual podem ser comprometidos, que resultam em disfunções que comprometem a atividade sexual. A resposta sexual depende de dois processos o somático (fisiológico) e o psicológico, se ambos não estiverem funcionando juntos e bem ocorre a disfunção sexual.A disfunção sexual ocorre quando o sujeito não consegue participar de um relacionamento sexual como ele gostaria, seja por falta de interesse, de prazer ou falha das respostas fisiológicas do organismo para uma interação sexual eficaz, ou incapacidade de controlar ou experimentar o orgasmo. As mulheres geralmente se queixam sobre a qualidade da experiencia sexual, já os homens da falha de uma resposta especifica.


A falta de desejo sexual geralmente torna a iniciação da atividade sexual menos provável, o que é a causa da frigidez tanto masculina como feminina, já a aversão sexual é quando ocorre fortes sentimentos negativos ao imaginar ou iniciar uma interação sexual, e produz medo e ansiedade ao ponto de ser evitada. A dificuldade de ereção ocorre quando o homem tem dificuldade de desenvolver ou manter uma ereção adequada durante a relação. As mulheres também podem ter ressecamento vaginal ou falha de lubrificação, o que dificulta o ato sexual. Algumas mulheres têm espasmos dos músculos pélvicos dificultando a penetração, ou seja, o vaginismo, o que causa dor e desconforto durante a relação.

 

Mas os casos mais relatados nos consultórios médicos e psicológicos são de ejaculação precoce, que é a incapacidade que o homem tem de controlar a ejaculação o suficiente para que ambos os parceiros cheguem ao orgasmo, alguns com até um minuto de relação já tem. É preciso avaliar se os sintomas estão presentes ao longo da vida ou adquirido depois de alguma situação especifica, se ele ocorre em todas as relações ou somente em algumas situações e o quanto esses sintomas causam sofrimento e dificuldade na vida diária da pessoa. As causas físicas das disfunções sexuais são: diabetes, obesidade, baixos níveis de testosterona, tireoidismo; uso de substâncias psicoativas como álcool, drogas, antidepressivos, antipsicóticos, sedativos; doenças vasculares e cardiovasculares; sequelas de cirurgias, traumas medulares; distúrbios neurológicos; uretites, prostatites, cistites, fimose, hidrocele, ruptura de uretra e neoplasias.

As causas psicológicas das disfunções sexuais são: traumas, abusos sexuais na infância, ansiedade, depressão, estresse, fadiga, nervosismo, cobranças excessivas, colapso nervoso e em alguns jovens pode ser causada pela masturbação excessiva.

Ao identificar que algo não está bem é importante procurar um médico para fazer exames e tentar diagnosticar alguma causa física, mas também nesses casos é essencial procurar atendimento psicológico, pois é o psicólogo que consegue identificar as causas psicológicas, é o profissional que vai te ouvir sem julgamentos e utilizar técnicas e intervenções para te ajudar a superar a situação e ter uma vida sexual prazerosa e satisfatória. Por isso no inicio deste artigo minha resposta foi que em caso de disfunção sexual é preciso procurar o médico e o psicólogo.

Referências:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais,

2008. CID-10. DSM-5.

 

Agende sua consulta!

Veridiana Bonfim Boasek

Psicóloga

CRP-18/03985

Atendimento de jovens e adultos

Contato para agendamentos: 66 99991 6383
 0 Coment√°rios  |  Comente esta mat√©ria!
 Mais Opini√Ķes e Artigos
20/06/2018
29/05/2018
19/05/2018
10/05/2018
09/05/2018
08/05/2018
14/08/2017
 menos  1   2   mais 
Artigos
EDITADO 3
Enquete

In√≠cio   -   Eventos   -   V√≠deos   -   Artigos   -   Empregos   -   O Povo Reclama   -   Recados   -   Conhe√ßa Juara
© 2018 - Juara Net