QUEM SOMOS   I   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Juara/MT - 20 de Novembro de 2017
notícias
 Juara
     
Estoque do Banco de Sangue de Juara est√° baixo, coordenadora convoca doadores

Imagem: Reprodução


 ALINE FRANCISCO


 A Secretaria de Saúde convoca os doadores de sangue de tipo O Positivo e tipagem negativa para comparecerem à Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Juara (UCT), com o objetivo de reabastecer o Banco de Sangue do município.De acordo com a coordenadora do hemocentro de Juara, Cristiane Ávila Unidade de Coleta, a unidade está precisando com urgência do sangue O Positivo e de tipagem negativa, mas todos os doadores que estiverem aptos, podem procurar o atendimento na UCT e realizar a doação.A unidade do Hemocentro em Juara atende no anexo do Hospital  Municipal Elidia Machietto Santil, localizado na Rua João Pessoa. Outras informações pelo telefone 3556-2112.


SAIBA TUDO SOBRE OS TIPOS DE SANGUE

Os tipos de sangue que existem são A, O que são os mais comuns, além dos tipos AB e B que são mais raros.As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

O que é o fator Rh

Além disso, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo mas só podem receber negativo.Tabela de compatibilidade sanguínea para doação de sangueA tabela a seguir mostra para quem se pode doar sangue e de quem se pode receber:

                                    Pode doar para:           Pode receber doação de:

 

Sangue tipoA+                AB+ e A+                     A+, A-, O+ e O-

 

Sangue tipo A-       A+, A-, Ab+ e AB-                A- e O-

 

Sangue tipo B+        B+ e AB+                       B+,B-, O+ e O-

 

Sangue tipo B-    B+, B-, AB+ e AB-                    B- e O-

 

Sangue tipo AB +      AB+                          A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)

 

Sangue tipo AB-      AB+ e AB-                         A-, B-, O- e AB-

 

Sangue tipo O+      A+, B+, O+ e AB+                       O+ e O-

 

Sangue tipo O-  A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)     O-

Saiba qual é o tipo de sangue do seu filho

Normalmente só se sabe o tipo de sangue da criança quando se faz um exame de sangue de rotina, ou a pedido do pediatra para determinar o diagnostico de alguma doença.Na gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o bebê é positivo existe probabilidade da gestante produzir anticorpos para eliminar o bebê podendo levar a um aborto. Por isso, as grávidas com este tipo de sangue devem consultar o ginecologista para verificar quando há a indicação de injeção de imunoglobulina anti-D, mas nunca há problemas graves numa primeira gravidez.

Condições indispensáveis para doar sangue

Para doar sangue tem que:

Ter entre 16 e 65 anos;

Pesar mais de 50 Kg;

Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;

Não fumar durante 2 horas após a doação de sangue, sob o risco de desmaiar;

Nunca ter usado drogas ilícitas injetáveis;

Aguardar um ano após a cura de alguma DST;

Evitar ingestão de alimentos gordurosos 4 horas antes da doação do sangue.

Os homens só podem doar sangue uma vez a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e as mulheres a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano. Cada doação demora cerca de meia hora.

Como doar sangue

O indivíduo que deseja doar sangue deve ir a um dos postos de colheita de sangue, preencher um formulário com diversas questões sobre sua saúde e hábitos de vida. O formulário será analisado por um especialista e, se o indivíduo estiver apto, poderá então sentar-se numa maca para doar o sangue.Um enfermeiro irá colocar uma agulha na veia do braço do indivíduo, por onde correrá o sangue para uma bolsa própria para armazenar o sangue. A doação dura, aproximadamente, meia hora e é possível pedir licença do trabalho neste dia, sem ter seu salário descontado.Ao findar a doação, será oferecido um lanche reforçado ao doador, para repor suas energias, pois é normal que o doador sinta-se fraco e tenha tonturas, apesar da quantidade de sangue retirada não chegar a meio litro e o organismo logo recompor esta perda.É seguro doar sangue e o doador não pega nenhuma doença, porque segue normas nacionais e internacionais de segurança do sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

 





Fonte: ASSECOM
 0 Coment√°rios  |  Comente esta mat√©ria!
 Mais Juara
20/11/2017
15/11/2017
14/11/2017
08/11/2017
07/11/2017
03/11/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Artigos
Enquete

In√≠cio   -   Eventos   -   V√≠deos   -   Artigos   -   Empregos   -   O Povo Reclama   -   Recados   -   Conhe√ßa Juara
© 2017 - Juara Net