QUEM SOMOS   I   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Juara/MT - 17 de Fevereiro de 2018
notícias
 Juara
     
Secretário da SEMA cria comissão de análise do EIA/RIMA para Usina Hidrelétrica Castanheira em Juara

Imagem:Juaranet


 O Secretário de Estado do Meio Ambiente André Luis Torres Baby,designou uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para analisar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para possível implantação da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Castanheira. O empreendimento está previsto para ser construído no rio Arinos, em Juara. Em um prazo de 06(seis) meses a equipe que será composta por dois engenheiros florestais, duas biólogas, um geólogo e um engenheiro sanitarista, além de uma socióloga que irá coordenar os trabalhos,terá para emitir um parecer técnico referente aos estudos realizados. A UHE Castanheira terá uma potência instalada para gerar 140 MW, de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Energética(EPE).O reservatório a ser formado pela barragem deverá ocupar uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estender por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante no município de Novo Horizonte do Norte (0,04%).


Ainda de acordo com informações da EPE, com essa capacidade, a usina, sozinha, seria capaz de abastecer cerca de 1/3 da cidade de Cuiabá (MT), incluindo indústrias, comércios e residências. Essa capacidade também seria suficiente para abastecer cerca de 12 vezes o consumo dos municípios de Juara (MT) e Novo Horizonte do Norte (MT), por exemplo.A UHE Castanheira não alagará terras indígenas e unidades de conservação. Além disso, serão criados programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas.O conteúdo do EIA da UHE Castanheira está dividido em três volumes. Clique em cada volume para conhecer o Estudo na íntegra.


Volume 1 – Introdução, Informações Gerais, Aspectos Legais, Caracterização do Empreendimento e Estudos Preliminares;

Volume 2 – Diagnóstico Ambiental e Análise Integrada e Síntese da Qualidade Ambiental; e

Volume 3 – Identificação e Avaliação de Impactos Ambientais, Medidas e Programas Ambientais, Prognóstico Ambiental, Análise de Risco e Considerações Finais.

Imagem:EPE





Fonte: Juaranet
 0 Coment√°rios  |  Comente esta mat√©ria!
 Mais Juara
16/02/2018
14/02/2018
12/02/2018
08/02/2018
30/01/2018
27/01/2018
25/01/2018
16/01/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Artigos
Enquete

In√≠cio   -   Eventos   -   V√≠deos   -   Artigos   -   Empregos   -   O Povo Reclama   -   Recados   -   Conhe√ßa Juara
© 2018 - Juara Net