QUEM SOMOS   I   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Juara/MT - 18 de Janeiro de 2018
notícias
 Pol√≠tica
     
Governo de Mato Grosso e maior empresa chinesa de alimentos ampliam parceria

Imagem:GCOM 


Euziany Teodoro 


O governador Pedro Taques e o presidente executivo da COFCO International, maior indústria do setor de alimentos da China, Gintao Johnny Chi, assinaram, nesta segunda-feira (11.12), um protocolo de intenções que amplia os investimentos da empresa em Mato Grosso, que já atua em vários municípios.Atualmente, a COFCO tem uma planta de esmagamento de soja em Rondonópolis, onde também tem uma fábrica de biodiesel. Em Itiquira também tem uma planta de esmagamento de soja, em que pretende dobrar os investimentos, além de 13 silos de armazenagem espalhados por várias outras cidades, como em Sorriso.“Essa é a maior empresa chinesa de alimentos e fomos muito bem recebidos lá, quando visitamos a sede no dia 7 de novembro, na China. Agora recebemos de volta a COFCO com a notícia de mais investimentos em nosso estado. A empresa já tem investimentos em Rondonópolis, Sorriso e Itiquira. Com esse protocolo, o estado se compromete, dentro da lei, a conceder incentivos fiscais para que eles aumentem sua produção aqui. Agradeço a confiança e esperamos com ansiedade por esses investimentos”, afirmou o governador.

O CEO da empresa, Johnny Chi, afirma que após a visita da comitiva do Governo de Mato Grosso, decidiu acelerar os novos investimentos e colocar em prática o acordo. “Nossa proposta é aumentar o mais rápido possível os investimentos. Hoje somos a maior empresa de exportação de soja em Mato Grosso. Nossa moagem é de 4 mil toneladas por dia, também a maior do Estado. Assinando esse contrato hoje, no futuro vamos ampliar nosso investimento aqui e podemos construir e consolidar essa ponte entre o consumidor chinês e produtores de Mato Grosso”, disse.

 

A COFCO International é responsável por 30% de toda a produção alimentícia da China. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, explica quais são os planos de investimentos da empresa com o novo acordo."A COFCO já está em Mato Grosso, mas com nossa ida até lá, eles quiseram aumentar esses investimentos de imediato. Eles vão dobrar os investimentos na esmagadora de soja que tem Itiquira, vão dobrar o envio de soja à China, passando de 3,5 milhões de toneladas para 7 milhões de toneladas de soja. Isso significa mais silos de armazenagem, por exemplo. Vai atuar em outros municípios com armazenagem e vai investir em uma nova usina de esmagamento de milho para etanol, além de ampliar os investimentos na usina de biocombustível. É uma gama enorme de investimentos e isso mostra que ir em busca de parceiros e apresentar nossos potenciais é importante”, afirmou o secretário.Por outro lado, a empresa também tem interesses que precisam ser atendidos pelo Governo Estadual, conforme previsto no Protocolo de Intenções. “Eles querem discutir os incentivos fiscais, através do Prodeic, e também querem falar sobre infraestrutura. A empresa pede a conclusão de 100 km de asfalto que leva ao porto de Miritituba, no Pará, para escoamento da produção deles. Vamos trabalhar junto à União para terminar essa obra e permitir novos investimentos”, explicou Avalone.Valmor Schaffer, presidente para a América do Sul da COFCO, afirma que o investimento atual é apenas o começo da ampliação da parceria China – Mato Grosso. “Mato Grosso é onde temos nossa maior origem de grãos e maior investimento em todo o Brasil. E, desde setembro, nos tornamos o maior contratador de navios para embarcar a soja brasileira. Assim como o Estado Chinês, nós também temos nosso planejamento de cinco anos no qual temos a expectativa de ter uma posição muito mais importante nas exportações de milho e origem da soja no Brasil, especialmente em Mato Grosso”.

 

 

  

 

 

 




Fonte: Gcom-MT
 0 Coment√°rios  |  Comente esta mat√©ria!
 Mais Pol√≠tica
18/01/2018
17/01/2018
16/01/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Artigos
Enquete

In√≠cio   -   Eventos   -   V√≠deos   -   Artigos   -   Empregos   -   O Povo Reclama   -   Recados   -   Conhe√ßa Juara
© 2018 - Juara Net