QUEM SOMOS   I   CONTATO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Juara/MT - 27 de Maio de 2018
notícias
 Saúde
     
UPA é fechada após caso suspeito de gripe H1N1 em cidade de MT

 Karine Miranda, repórter do GD


 

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, foi fechada por algumas horas nesta terça-feira (17) para desinfecção  do local após a internação de um paciente com suspeita de gripe H1N1, doença altamente contagiosa. Este é o 2º caso suspeito da gripe em Mato Grosso, nos últimos dias.De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, um paciente, cuja identidade não foi divulgada, foi internado na unidade com quadro grave de pneumonia severa, com possibilidade de manifestação da gripe H1N1, também conhecida como "gripe suína".

Foram solicitados exames para confirmar ou descartar a H1N1, doença respiratória que tem a capacidade de se propagar rapidamente. Em razão disso, a secretaria também determinou o fechamento da UPA para a adoção de medidas profiláticas em relação aos profissionais que mantiveram contato com o paciente.Uma empresa especializada em desinfecção de ambientes esteve na UPA por algumas horas para os serviços de limpeza de toda a unidade de saúde, enquanto os profissionais que mantiveram contato com o paciente estão em observação, segundo a secretaria.“Todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde foram adotados para resguardar a segurança de profissionais da área médica e da população de Várzea Grande e de Mato Grosso”, afirma nota enviada pela Secretaria de Saúde.

Já o paciente foi transferido para um leito de uma Unidade de Tratamento Intenso (UTI) de isolamento do do Pronto-Socorro do Município até que todos os exames solicitados sejam realizados e os resultados conhecidos.A secretaria ainda ressaltou que todos os servidores e profissionais da área médica de Várzea Grande foram imunizados em campanha de vacinação anterior e serão novamente imunizados ainda neste mês de abril. Na ocasião, a própria população também terá acesso às vacinas recomendadas.

Segundo caso – O outro caso suspeito de gripe H1N1 em Mato Grosso ocorrido nos últimos dias foi em Sorriso (420 Km de Cuiabá). Uma professora identificada como Camila Ramos morreu com suspeita da doença, no domingo (15).A professora deu entrada no Hospital Regional com diagnóstico de pneumonia bacteriana após ser encaminhada por um hospital particular. Ela já havia ido por cinco vezes em uma UPA, sendo diagnosticada com gripe comum.No Hospital Regional, seu quadro se agravou rapidamente resultando na morte de Camila. A agressividade da doença fez com que  a equipe médica a acreditasse na possibilidade da gripe H1N1. Por isso, foram solicitados exames para confirmar o caso. Além disso, dois familiares da professora foram internados de forma preventiva no hospital.




Fonte: Gazeta Digital
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Mais Saúde
23/05/2018
21/05/2018
19/05/2018
14/05/2018
11/05/2018
04/05/2018
03/05/2018
30/04/2018
27/04/2018
25/04/2018
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
Artigos
Enquete

Início   -   Eventos   -   Vídeos   -   Artigos   -   Empregos   -   O Povo Reclama   -   Recados   -   Conheça Juara
© 2018 - Juara Net